Sandra Martins
Violoncelo | Clarinete
Sou lisboeta de nascimento e violoncelista de coração. Estive ligada a projectos de Folk tradicional e danças europeias e também colaborei com várias companhias de teatro e de bailado.
Encaro a música como médium de expressão e de libertação tanto terapêutica como artística.
Gosto de sentir a música fluir em mim.
A minha especialidade é o Violoncelo
e o Clarinete.
+Bio
Natural de Lisboa, estudou Violoncelo na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto, no Conservatório Nacional de Música de Lisboa e na Academia Luísa Todi em Setúbal.
Esteve ligada a projectos de Folk tradicional
e danças europeias e colaborou com várias
companhias de teatro e de bailado,
principalmente no Festival das Artes em Macau.
No campo internacional, participou com
a companhia de marionetas de Taiwan
e tocou com artistas como Kanye West.
Posteriormente, integrou a banda Rosa Negra, com a qual recebeu o prémio Carlos Paredes, com o disco Fado Mutante.
Foi membro do projecto Os Poetas, com os músicos Rodrigo Leão, Gabriel Gomes e o actor Miguel Borges, resultando o disco Autografia.
Trabalha regularmente no âmbito da poesia musicada, com escritores, poetas e actores, nomeadamente com o actor André Gago.
Faz participações regulares com artistas como Manuel de Oliveira, Vitorino, Rão Kyao, Rodrigo Leão, Fred Martins, entre outros.
Desde 2013, tem a sua banda Caixa de Pandora que conta com quatro álbuns editados: Teias de Seda(2014); Rota das Afinidades(2016); Apocalipse de Fernando Pessoa e Ofélia Queirós e Out of the Box(2018). Este último em formato digital com os seguintes convidados: Gulraj Singh, Manoj Yadav e Diksha Sati Garg, da Índia; Joe Lei, Kit Lam, Michele Ng e Wong Kin Wai, da China; Luana Cozetti, do Brasil; Hassam Haddad, do Bahrain; Coro Bênção, de Angola e Amélia Muge, de Portugal.
Em 2018 gravou um disco com a flautista americana Susan Palm com os seguintes artistas: Ricardo Ribeiro, Fausto Né Ladeiras, Pedro Jóia, Carlos Barretto, José Manuel Neto e Ruca Rebordão com direcção e produção musical de Gil Goldstein.
Em 2019 participou num concerto de homenagem
a José Afonso dirigido por Júlio Pereira ao lado
de António Zambujo, Carlão, Teresa Salgueiro
e Camané.
Actualmente integra o quarteto do músico Júlio Pereira com quem gravou o disco Praça do Comércio vencedor do prémio José Afonso, em 2018.
De momento desenvolve um projecto de humanização hospitalar, no IPO de Lisboa, fazendo concertos para os doentes em regime de internamento, familiares e profissionais de saúde.